GL 1800 Gold Wing 2012 sofisticação e tecnologia em um único modelo

Modelo chega ao mercado brasileiro com o que há de mais moderno em um veículo de duas rodas
Desde o seu lançamento em 1975 como GL 1000, a Honda Gold Wing tem sido reconhecida por sua potência, conforto e tecnologia. De lá para cá, o modelo evoluiu muito, buscando atingir as expectativas de um consumidor que deseja uma motocicleta com boa ciclística, conforto e sofisticação, para realizar viagens de longa distância. A Honda Gold Wing foi a primeira a contar com sistema de airbag, uma grande inovação para o segmento de duas rodas. Na versão 2012, como não poderia ser diferente, mais uma vez o modelo desembarca no Brasil com o que há de mais tecnológico e diferenciado.

As inovações já começam no design, ainda mais elegante e com linhas mais dinâmicas. A nova carenagem lateral se destaca no conjunto pela cor prata, e reforça o logo da Honda à frente das saídas de ar. A traseira também está com novo design, com o conjunto de luzes reposicionado acima da placa e bagageiros e que se integram com o visual geral da motocicleta.

Outro destaque são os novos bagageiros laterais, mais modernos e aerodinâmicos. Além disso, a capacidade total de carga aumentou de 147 para 150 litros. Quando o assunto é inovação tecnológica, a motocicleta chega para atrair ainda mais o consumidor brasileiro. Agora o modelo pode acoplar MP3 e celular, como iPod, iPhone e dispositivos USB, de maneira mais fácil e prática. O sistema de som também se tornou mais potente com um amplificador de 80 watts por canal, permitindo a reprodução de um áudio mais puro e nítido.

Com essas inovações, a nova versão (importada do Japão) chega para reforçar ainda mais a imagem de tecnologia e sofisticação da Honda no mercado nacional, que planeja comercializar 80 unidades da versão 2012.

Sinônimo de conforto e sofisticação

Em toda a sua história, a GL 1800 Gold Wing desperta a atenção por seu estilo futurista de linhas arrojadas. E a versão 2012 vem para reforçar este conceito. A nova carenagem oferece formas com linhas mais aerodinâmicas.

Na parte frontal, as linhas estão acentuadas, com superfícies afiladas e formas esguias. Além disso, sua estrutura foi projetada para reduzir o deslocamento do ar na parte inferior das pernas do motociclista, garantindo maior conforto.

Já a traseira foi totalmente redesenhada de forma a contribuir para a estabilidade da motocicleta, além de melhorar a aderência.

O conjunto óptico frontal conta agora com máscara negra, deixando o modelo muito mais imponente e moderno. O farol com refletores multifocais e lanternas de lentes transparentes acentua ainda mais o visual robusto. Outro destaque é a regulagem do farol, que permite ao piloto diferentes configurações para uma condução mais segura. A Gold Wing também dispõe de novo pisca alerta.

Além disso, o painel de instrumentos é completo. Conta com velocímetro, tacômetro, indicadores de nível de combustível e temperatura do motor. Mais abaixo está o mostrador digital que tem, entre suas funções, hodômetro total e dois parciais, ajuste da luminosidade do mostrador, relógio, medidor de temperatura ambiente, indicador de abertura dos compartimentos de bagagem, sistema de som, regulagem da suspensão e altura dos faróis.
Uma verdadeira Touring

A GL 1800 Gold Wing é um legítimo modelo para longas viagens. Esta sua vocação estradeira é reforçada por três compartimentos de bagagem, que na versão 2012 foram reformulados. A capacidade total de carga passou de 147 para 150 litros. Todos harmonizam e se integram ao design geral da motocicleta, além de possuírem travas, que podem ser acionadas à distância por meio de controle remoto.

Outro atributo que torna o modelo ideal para percursos mais distantes são os assentos, considerados os mais confortáveis da categoria. Com apenas 740 mm do solo, o assento do condutor é largo e possui apoio lombar, enquanto que o do passageiro tem nível e encosto mais altos em relação ao do piloto, proporcionando ampla visão e o máximo conforto e prazer durante longos percursos. O garupa conta ainda com plataforma para apoio dos pés, o que traz mais comodidade nos passeios e viagens.

O prazer em viagens também é assegurado pelo sofisticado sistema de som com SRS CS. A novidade fica por conta dos seis alto-falantes, com tecnologia de som surround e com entradas para iPod, iPhone e USB, além de permitir ouvir músicas em formato MP3, WMA e AAC. O modelo mantém ainda a pré-sintonização de 12 estações de emissoras de rádio AM/FM, compensador automático de volume e silenciador automático. Os comandos estão embutidos no console.

Destaque também para a altura do para-brisa, que pode ser regulada, sem perder a característica de proteção ao motociclista. Ainda junto ao para-brisa existem aletas de ventilação e difusores de ar, que também são encontrados mais abaixo, próximos à carenagem, para melhor controle do fluxo de ar.

Para completar o conjunto, o piloto automático, eletrônico e de fácil operação, mantém estável a velocidade selecionada pelo condutor. Já o sistema de marcha a ré com acionamento elétrico, operado por um simples toque de botão, permite movimentar o veículo mesmo em condições de inclinação de piso.

Motor único e potente

As principais características da GL 1800 Gold Wing foram mantidas. O modelo é equipado com o motor OHC (Over Head Camshaft), de 1.832 cm3, seis cilindros contrapostos, 12 válvulas (duas por cilindro), arrefecido a líquido. O modelo gera potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm.

Seu sistema de injeção eletrônica é do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), com unidade ECU (Electtronic Control Unit), que consiste em dois mapas digitais 3D, um de injeção de combustível e outro mapa digital de ignição, ambos disponíveis em cada um dos cilindros.

A tecnologia proporciona uma mistura precisa de ar / combustível e momento de ignição igualmente preciso, o que resulta em excelente performance. Além disso, o ECU controla as emissões de gases, utilizando dois sensores de oxigênio, enquanto dois catalisadores adicionais reduzem as emissões de poluentes.

A ignição eletrônica oferece economia de combustível, enquanto a embreagem hidráulica e a transmissão de cinco velocidades, mais a marcha a ré elétrica, são responsáveis por oferecer pilotagem segura e confortável, garantindo bom desempenho mesmo em condições adversas.

Para possibilitar uma distribuição da potência mais eficiente, o sistema de transmissão final é por eixo cardã, garantindo conforto e mínima manutenção, devido à ausência de ruídos mecânicos e vibrações.

A capacidade do tanque é de 25,5 litros. Uma luz de advertência do nível de combustível se acende automati¬camente ao atingir o nível dos 4,4 litros e, na seqüência, dos 3 litros. A bateria selada de 12V – 18Ah também dispensa manutenção.

Ciclística rígida e leve

Outro diferencial da GL 1800 Gold Wing é o chassi do tipo Diamond, em alumínio de dupla trave, que oferece grande estabilidade e comportamento preciso em curvas. A inovação visa dar mais rigidez estrutural ao modelo, bem como proporcionar redução de peso e deixar o centro de gravidade mais baixo. Com isso, a pilotagem se torna mais leve e tranquila, garantindo ao piloto excelente maneabilidade.

As suspensões são um dos destaques do modelo. A dianteira é do tipo garfo telescópico, com 140 mm de curso e sistema “anti-dive”, que controla a velocidade de compressão e retorno dos amortecedores, reduzindo o “mergulho”, momento quando ocorre a inesperada transferência de peso devido às frenagens.

Já a traseira tem sistema Pro-Arm (monobraço de alumínio), associado ao amortecedor com sistema Pro-Link, de 105 mm de curso, e recebe sistema de ajuste eletrônico da pré-carga da mola. O motociclista pode ajustar em até 26 posições e duas memórias, permitindo uma pilotagem ainda mais confortável independentemente do peso a ser transportado.

Tecnologia focada na segurança

Além de todos os atributos que fazem da GL 1800 Gold Wing uma motocicleta exclusiva, o modelo é sinônimo de segurança e continua a ser a única no mundo a contar com o exclusivo sistema de airbag (bolsas de ar inflável) para motos, lançado pioneiramente em 2006.

Localizado a frente do piloto, o equipamento é desenhado em formato de “V” invertido para que o piloto não seja jogado para frente após o impacto. Um prendedor fixa o airbag junto à motocicleta. Com isso, o equipamento não se desloca para frente junto com o condutor.

O Airbag ECU monitora continuamente os dados recebidos dos sensores de desaceleração (impacto), comparando-os com o comporta¬mento padrão da motocicleta. Assim, determina se é necessário ou não disparar o Airbag. É responsável por diagnosticar possíveis falhas no sistema. Caso algum problema seja detectado, uma luz se acenderá no painel de instrumentos e alertará o condutor.

Para detectar o impacto frontal o mais rápido possível, um grupo de quatro sensores foi disposto no garfo dianteiro da Gold Wing, sendo dois de cada lado. Os sensores estão programados para detectar mudanças de aceleração com elevado grau de precisão e confiabilidade mesmo quando a colisão é acompanhada de um tombo.

Numa improvável falha em um dos sensores, por exemplo, os outros três têm capacidade para prevenir que o airbag seja aberto sem necessidade. Se a chave de ignição da motocicleta estiver acionada, os sensores de desaceleração medem continuamente a aceleração e enviam esses dados para o ECU.

Proteção garantida

Além do airbag, o modelo é equipado com freios ABS (Antilock Brake System) e de Dual CBS (Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas. Possui dois discos flutuantes de 296 mm na dianteira e 316 mm na traseira, todos com cáliper de três pistões.

Enquanto o sistema ABS é responsável por oferecer frenagens seguras até mesmo em piso com menor atrito, o sistema DCBS controla e distribui a frenagem entre a roda dianteira e a traseira, independen¬temente da forma escolhida. Com o manete dianteiro ou o pedal de freio traseiro, o sistema manterá o equilíbrio responsável por frenagens progressivas, seguras e eficientes.

O modelo recebe rodas de liga leve dianteira de 18’’ e traseira de 16’’, respectivamente com pneus sem câmara 130/70R e 180/60R. Com isso, o piloto garante um modelo muito mais estável.

Dispõe ainda do sistema antifurto H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), que consiste no corte de ignição e no reconhecimento da chave original com indicação através de um led colocado no painel.

Disponível nas cores preta e branca perolizada, a GL 1800 Gold Wing 2012 estará na rede de concessionárias Honda a partir de julho. Seu preço público sugerido é de R$ 92.000,00, com base no Estado de São Paulo e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb 14.150)

 

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